Actividades

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Entrevista com o aprendiz de jardinagem

     O Nuno Simões é um aluno do 11º ano que realiza, no âmbito do seu Plano Anual de Transição, atividades de caráter pré-profissional fora da escola. Já esteve a trabalhar na empresa Plastubo e de momento (todas as terças feiras) realiza atividades de jardinagem, prestando apoio a um jardineiro profissional que trabalha para a Câmara da nossa cidade.
   
      Bom dia, Nuno.

      Como têm decorrido as tuas atividades de jardinagem?

      Têm corrido muito bem e eu estou a adorar. Mas devido ao mau tempo nem sempre eu posso fazer as atividades que estavam programadas. Por vezes chove tanto que nem posso ir. Nem parece primavera...

      Que tarefas tens feito? O que é que já aprendeste?

      Eu aprendi a arrancar erva, a cortá-la e também a podar.

      Que conselhos ou dicas podes deixar aos nossos leitores que gostem de jardinar?

      Bom, é importante retirar do jardim as ervas daninhas. Também devemos retirar todas as folhas secas porque podem estragar as plantas e não dão um ar bonito ao jardim. Podem aproveitar as folhas secas para adubar a terra.

       Em que locais tens realizado as tuas atividades de jardinagem?

       Já trabalhei na Aveleira, em algumas casas particulares. Por vezes trabalho em jardins mas também já trabalhei nos campos,a retirar ervas daninhas que prejudicam as culturas.

       Como te sentes a trabalhar ao ar livre?

        Sinto-me muito bem; sinto-me livre porque não estou fechado entre quatro paredes e gosto de estar em contato com a Natureza; quando trabalho no meio da Natureza sinto-me mais calmo, mais tranquilo. 
        Esta é uma das atividades que mais tarde eu gostaria de realizar profissionalmente.

       Obrigada por esta entrevista e boa jardinagem!

        Obrigado.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Plantar uma árvore

        A nossa escola tem um belo jardim, agora com mais uma árvorezinha que há de crescer e dar diospiros.


        Com a preciosa ajuda do Sr. Leonel, o nosso jardineiro, os alunos da Unidade plantaram um diospireiro perto da entrada da escola.


         Esta atividade, ideia do professor António Mateus, deu aos alunos a possibilidade de um contato mais físico com a natureza que os rodeia e a oportunidade de porem mãos à obra para plantar esta árvore.

     
          Deste modo os alunos puderam também ver na prática alguns dos ensinamentos que têm vindo a receber nas sessões diárias de reunião, em que temos falado da primavera e de alguns dos acontecimentos rurais e da natureza a ela associados, tais como o cultivo da terra e o florescer das árvores.

          Com a ajuda dos adultos, cavaram a terra, colocaram a árvore no lugar, cobriram-a com uma terra especial da qual se vai alimentar e terminaram regando o nosso novo inquilino do jardim.

       
           Em breve, teremos aqui o testemunho do aluno Nuno Simões, que faz jardinagem todas as semanas e nos irá falar da sua experiência.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Poemas do dia azul





Um dos desafios do "Dia Azul" (Dia Internacional para a Consciencialização do Autismo) foi a elaboração de um acróstico com a palavra AUTISMO ou AUTISTA.

Aqui ficam dois: um deles feito por uma mãe e outro por um aluno da nossa Unidade. Curiosamente, ambos são um louvor à pessoa que para eles mais importa neste mundo e à relação que têm com essa pessoa: filho e mãe, respetivamente.
Deixo-vos também, em tom de ilustração, mais algumas mãos que se uniram por esta causa.

A todos o meu obrigada.

Amor de filho.
Unidos no coração.
Tivémos força.
Inseparáveis.
Superamos dificuldades.
Muita teimosia.
Obrigada por me ensinares tanto.

AMO-TE FILHO LINDO.

                                          Sara Sousa


                                                                                                                        Nuno Simões

terça-feira, 7 de maio de 2013

Painel de Primavera

         A Primavera e os acontecimentos e atividades com ela relacionadas têm sido assunto da nossa reunião diária.
       
         Daí surgiu a ideia de criar um painel de Primavera para dar um ar mais animado à nossa Unidade, aproveitando assim para treinar algumas competências (cooperação, dirigir a atenção, motricidade fina, coordenação óculo-manual,...)
       
           Aos pouquinhos lá vai crescendo o nosso painel, feito essencialmente com a reutilização de objetos que temos à nossa disposição: algodão, papel crepe azul, garrafas e tampas de iogurte, pinhas que apanhámos nas áreas ajardinadas da escola, e tiras de cartolina em vários tons de verde.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dia da Mãe


    Quem é mãe sabe que todos os dias são "dia da mãe" porque todos os dias são "dia dos filhos". A diferença é que neste dia as mães costumam receber um miminho extra.

      E foi para isso que os nossos artistas andaram a trabalhar de há uns tempos para cá: para mimar as suas mães. Pintaram e construíram com ajuda uma moldura e uma pequena armação para vasos pequeninos onde, com o nosso apoio, colocaram terra e plantaram os catos.

       Como já é costume, fizemos uns a mais para dar a conhecer à comunidade educativa o nosso trabalho e dar a possibilidade, a quem quem estiver interessado, de levar um destes miminhos para oferecer ou usar lá em casa.

Para que quiser por mãos à obra, aqui ficam os materiais necessários:

- espátulas de madeira (ou paus de gelado);

- tinta acrílica e pincéis;

- cola;


- furadores com formas de coração / estrela / flor etc. e papel eva (ou feltro ou outro material a gosto);


- clips e cola quente (para colocar a moldura de pé, abrir 2 clips num ângulo um pouco inferiror a 90º e colar uma da partes de cada clip nos cantos inferiores da moldura com cola quente);

- copos de iogurte ou queijo fresco ou outros para envasar as plantas;

- alguma imaginação!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Bola de Carne - parte 2: Turma P.I.E.F. em ação!


          Ao que parece, as atividades de culinária dos alunos da Unidade não passaram despercebidas aos nossos vizinhos de cima - os alunos e alunas da turma P.I.E.F. - que não raramente se juntam a nós para tornar mais animadas as nossas festas de aniversário - como mandam as regras da boa vizinhança :-), e que ficam sempre a com os sentidos apurados quando lá chega acima o cheirinho das nossas culinarices. 

         Provaram, gostaram e também quiseram cozinhar.
     
         Por isso, vieram à Unidade cozinhar uma receita à sua escolha.

         Aprenderam a fazer - e fizeram - uma bela bola de carne; por sinal aprenderam também a fazer magia, porque assim que saiu do forno, desapareceu num ápice!!!

         Parabéns aos novos cozinheiros! E voltem sempre - gostamos de vos ter por cá!
 

Sandes de omelete quentinha

                Mais um dia de culinária na unidade.

                Desta vez os nossos chefes ficaram incumbidos de cortar fiambre e salsa aos pedaços miudinhos, e de partir e bater os ovos, para fazermos sandes de omelete e alface, que algumas pessoas cheias de sorte tiveram o prazer de comer ainda quentinhas - incluindo eles próprios e eu mesma, pois claro!! :-)



                Com a ajuda das cozinheiras mais experientes, as sandes lá foram saindo, e não sobrou nem uma!